Páginas 9 a 12
Coceituando - Exercicios
1°)Esse texto traz alguma informação que você desconhecia sobre o carnaval? Se sim, qual?
Resp: Pessoal.
2°) Observe a organização do texto em períodos.
a) Quantos períodos há no texto?
Resp: 10.
b) Que sinal de pontuação delimita os períodos?
Resp: O ponto final.
3°) Quantos períodos simples há no texto? Sublinhe-os no texto.
Resp: 3.
4°) Quanto ao período ´´No século XVII, os os foliões se armavam de baldes e latas cheios de água, e todos acabavam molhados``, responda:
a) Ele é simples ou composto?
Resp: Composto.
b) Qual o valor semântico da conjunção e?
Resp: Adição.
_______________________________
1°) A frase ´´Milhares de vidas foram salvas graças ao macaco reso`` é um período simples. Identifique outro período simples.
Resp: Diversas vacinas foram testadas nesses macaquinhos.
2°) Observe a organização sintática deste período:
´´Eles tomavam a vacina e depois eram contaminados com a doença que ela deveria prevenir para ver se a vacina funcionava``.
a) Identifique o número de vebos ou locuções verbais existentes no período. A seguir, responda: Quantas orações há nesse período?
Resp: 5 orações.
b) Observe a relação sintática entre estas orações do período: ´´Eles tomavam a vacina`` e ´´e depois eram contaminadas com a doença``. Entre elas há relação de coordenação ou de subordinação? Por quê?
Resp: Coordenação, pois dá ideia de independência sintática.
c) Que relação a conjunção e estabelece entre as orações: de oposição, de conclusão ou de adição?
Resp: De oposição.
d) E entre as orações ´´que ela deveria prevenir``, ´´para ver`` e ´´se a vacina funcionava``, há relação de coordenação ou de subordinação?
Resp: Subordinação.
3°) Observe agora a organização sintática do último período do texto:
´´Se não fosse por isso, as trasnfusões de sangue não dariam certo``.
a) De que tipo é a relação existente entre as orações desse período: de coordenação ou de subordinação?
Resp: Subordinação.
b) Qual dos seguintes sentidos a conjunção se exprime nesse contexto?
Resp: Condição.
Ass: Karol.
csmj,hskihscsajxALXIHSOUHSSXBSS
ResponderExcluirObg
ResponderExcluir